quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Curiosidades - Harry Potter e a Ordem da Fênix


  • Mira Nair e Jean-Pierre Jeunet foram convidados para dirigir Harry Potter e a Ordem da Fênix, mas ambos recusaram;
  • Este é o 5º filme em que Julie Walters e Rupert Grint atuaram juntos. Os demais foram Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), Harry Potter e a Câmara Secreta (2002), Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) e Lições de Vida (2006);
  • Este é o 2º filme em que Emma Thompson, Alan Rickman e Imelda Staunton atuam juntos. O anterior foi Razão e Sensibilidade (1995);
  • Evanna Lynch foi escolhida entre 15 mil candidatas para a personagem Luna Lovegood;
  • Helen McCrory foi escolhida para interpretar a personagem Bellatrix Lestrange, mas teve que desistir do papel por ter engravidado;
  • Dario Marianelli esteve cotado para compôr a trilha sonora deste filme;
  • O tapete do escritório da professora Dolores Umbridge custou 50 mil libras esterlinas;
  • As filmagens ocorreram entre 6 de fevereiro e 12 de dezembro de 2006;
  • Ordem da Fênix teve tiragem inicial recorde nos EUA – foram quase 8 milhões de livros postos à venda no paí­s no dia 21 de junho, data do lançamento oficial. No Brasil, Ordem vendeu 300 mil exemplares nos últimos 40 dias de 2003, tornando-se o livro mais vendido no paí­s naquele ano.
  • Como JK Rowling estava lançando um livro por ano, e Cálice de Fogo havia sido lançado -em 2000, cogitou-se que a escritora estava sofrendo uma crise relacionada à “falta de inspiração”. JK, porém, negou os boatos, dizendo apenas que diminuiu o seu ritmo de trabalho para que pudesse se dedicar mais aos filhos.
  • O quinto episódio da saga potteriana foi concluí­do no final de 2002, e a editora inglesa Bloomsbury anunciou o fato em janeiro do ano seguinte. Foi revelado, então, que o novo livro teria um capí­tulo a mais e 33% mais palavras (ao todo são cerca de 255 mil) do que o volume anterior,Cálice de Fogo. A previsão de JK Rowling de que o quinto livro seria menor que o anterior foi, portanto, drasticamente contrariada.
  • O lançamento de Ordem foi cercado de muita histeria e confusão. Um funcionário da empresa Clays, responsável pela impressão dos livros na Inglaterra, roubou dois exemplares e tentou vendê-los ao jornal The Sun. O livro chegou às mãos do periódico, porém nada foi publicado, exceto fotos das primeiras páginas (que possuem apenas o nome do livro e o brasão de Hogwarts), e de um repórter lendo o volume. Também foi proibí­do o iní­cio das vendas antes da meia-noite do dia 21/6. Mesmo assim, um jornal nova-iorquino conseguiu o livro numa loja simples da cidade cerca de cinco dias antes do lançamento, e publicou importantes informações sobre o volume, como o nome de alguns dos novos personagens.
  • Alguns fãs ilustres dos livros potterianos sofreram da mesma ansiedade que os leitores “comuns”. Richard Griffiths, intérprete de Válter Dursley nos filmes de Harry Potter, declarou à imprensa que os atores deveriam receber Ordem da Fênix antecipadamente. Um diretor da Bloomsbury, porém, disse que o elenco deveria entrar na fila, como todos os demais fãs, no dia 21 de junho. Também não faltaram atores que previram a morte de seus personagens, como Tom Felton (Draco Malfoy) e Robbie Coltrane (Hagrid).
  • Assim como fez com Cedrico Diggory em Cálice de Fogo, JK Rowling chorou bastante ao matar Sirius Black. O marido de Rowling, Neil Murray, encontrou a escritora chorando na cozinha e foi consolá-la, enquanto ela dizia “Ele se foi”. Murray, que não sabia de quem Rowling estava falando, não entendeu nada.
  • JK Rowling participou oficialmente de apenas um evento do lançamento de seu livro – uma entrevista no Royal Albert Hall, em Londres, no dia 26 de junho. Rowling decepcionou as quatro mil crianças presentes ao declarar: “Eu realmente não acredito em magia. Eu acredito em alguns dons, como o da imaginação e a magia do amor. Mas a mágica de balançar uma varinha e fazer coisas acontecerem, não”. Quando foi questionada que poderes mágicos ela gostaria de ter, JK acabou revelando o seu sonho de consumo, que nem mesmo sua fortuna parece ser capaz de comprar: “Eu queria muito ter uma capa da invisibilidade. Sei que isso parece triste, mas eu a usaria para ir numa cafeteria, ficar sossegada e escrever o dia inteiro.”
  • Sobre o comportamento “não-me-toque” de Harry, JK declarou à revista Neewsweek: “Eu disse várias vezes que quero ver Harry crescendo de um modo realista, o que significa impulsos hormonais, e também a carga de raiva que os adolescentes sentem de vez em quando… Já era hora de ele ficar irritado com o modo que a vida o tratava.”
  • A editora Rocco, que publica os livros potterianos no Brasil, recebeuOrdem da Fênix apenas no dia 21 de junho. Após uma verdadeira maratona, em que tradução e revisão foram feitas simultaneamente, o livro pôde ser lançado a tempo de aproveitar as compras natalinas, no dia 29 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário